Guia de Orientações das EMEBs

1. PERÍODO E HORÁRIO DE AULA
As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira conforme calendário escolar e nos horários do quadro abaixo:

faixa etaria

2. A ENTRADA DO ALUNO(A) NA ESCOLA:
Geralmente os alunos chegam na escola animados para encontrar seus colegas e professor(es) e participar de todas as atividades que a escola lhes proporciona.Os ambientes são preparados para recebê-los, desde a organização da sala e materiais, até os horários de realização de cada atividade. Assim sendo, é de extrema importância que seu (sua) filho(a) chegue sempre no horário estabelecido, juntamente com os demais, para que possa se agrupar e se localizar tranquilamente.
• A escola abre seus portões pontualmente no horário estabelecido para entrada e saída dos alunos. Em circunstâncias especiais esses horários poderão ser antecipados ou retardados com as devidas justificativas.
• A entrada do(a) aluno(a) atrasado será permitida, porém a escola cumprirá os procedimentos de justificativa de atrasos junto aos familiares.
• Há tolerância de 10 minutos depois do horário estabelecido para se considerar atraso na entrada.
Exemplo:
Entrada às 7h30 - atraso a partir das 7h40min
Entrada (integral) das 7h às 7h30min – atraso a partir das 7h40min.

É muito importante evitar atrasos.

Quando o(a) aluno(a) chegar atrasado:
• O(a) aluno(a) será recebido e encaminhado até sua classe.

• No momento da chegada, o responsável justificará junto à Secretaria da escola, o motivo pelo atraso, que será registrado com a devida assinatura e arquivado na escola.
Quando isto não for possível, será agendado horário para esta justificativa.
• Quando os atrasos forem constantes, a escola convocará os familiares para esclarecimentos e busca de alternativas viáveis, visando não prejudicar a aprendizagem do aluno.

3. A SAÍDA DO(A) ALUNO(A) DA ESCOLA
A escola organiza estratégias para a saída dos alunos, de modo que esse momento seja agradável, organizado e seguro.
• Na impossibilidade dos pais ou responsáveis buscarem o(a) aluno(a), deverão autorizar por escrito a pessoa da sua confiança para fazê-lo, indicando o nome e o grau parentesco (tio, vizinho...). Recomendamos que esta pessoa seja responsável por acompanhá-lo até a sua casa e garantir a sua segurança. É prudente evitar que uma criança busque outra ou que volte sozinha para casa.
• Quando for necessário buscar o(a) aluno(a) antes do horário estipulado, o responsável justificará junto à secretaria da escola o motivo da saída do mesmo, que deverá ser registrado com a devida assinatura e arquivado na escola.
Quando ocorrer dos pais ou responsáveis se atrasarem para buscar o(a) aluno(a):
• A escola fará contato com os pais ou responsáveis através dos telefones informados por eles, os quais devem ser sempre atualizados. O(a) aluno(a) ficará preferencialmente com seu professor, ou integrante da equipe escolar designado pela direção, aguardando até que os pais sejam localizados.

4. FALTAS DO(A) ALUNO(A) À ESCOLA
Mais uma vez é preciso que escola e família sejam parceiras para garantir o direito da criança a frequentar as aulas. Após a matrícula e o início do ano letivo, os alunos que não comparecerem nos 10 primeiros dias letivos, sem justificativa, e após esgotados todos os recursos de contato com a família, perderão o direito àquela vaga.
Indicamos os seguintes cuidados:

• Evite sempre que seu (sua) filho(a) falte;

• Caso seja necessário faltar, avise o professor, secretaria ou direção; nesse caso a falta será justificada.OBS: As faltas justificadas são aquelas com atestado médico ou esclarecidas pela família.
• Se um problema ou situação estiver dificultando a ida de seu (sua) filho(a) à escola, procure a direção.
• A Escola estará atenta à frequência de seus alunos e agirá quando constatar número excessivo de faltas, procurando contatar a família.
• No caso do cancelamento da matrícula por falta, a criança poderá ser rematriculada, desde que haja vaga disponível, caso contrário será inserida na lista de espera.
• A transferência do(a) aluno(a) para outra escola deverá ser solicitada à secretaria da escola para os procedimentos necessários.

5. PERÍODO DE ADAPTAÇÃO/ ACOLHIMENTO DO ALUNO À ESCOLA
Para o(a) aluno(a) que chega pela primeira vez, a escola é um mundo novo e cheio de surpresas. Durante esse período os horários, as atividades, a merenda, e tudo mais que compõem a rotina da escola serão planejados pela equipe escolar, de modo que aluno, família e educador possam se aproximar, se conhecer e se adaptar à nova rotina.

6. MERENDA ESCOLAR
A alimentação dos alunos é preparada na escola, com base num cardápio fornecido pelo serviço de Alimentação Escolar, o qual é disponibilizado aos pais para consulta. Caso o(a) aluno(a) necessite de alimentação diferenciada por questões de saúde, devidamente comprovadas por atestado médico, a escola deverá ser notificada para providenciar junto ao serviço de Merenda Escolar um cardápio adaptado.

7. MEDICAMENTOS
Havendo prescrição de medicamentos, orientamos que os horários da medicação sejam realizados em casa. Frente à impossibilidade da família em ministrá-los em sua residência, a escola poderá orientar que os pais ou responsável administre o remédio na escola, respeitando o horário prescrito em receita. Dada esta impossibilidade, a escola se organizará para que o(a) aluno(a) seja medicado dentro do período de aula. Desta forma, a família deverá entregar o medicamento com a respectiva receita atualizada, conforme combinado prévio com a equipe escolar.

Quando o medicamento for de uso controlado e/ou contínuo, será solicitado relatório médico.
Atenção! Remédios não devem vir na mochila do(a) aluno(a), para evitar riscos de consumo ou manipulação indevidos.

8. REUNIÕES COM PAIS/ REUNIÃO PEDAGÓGICA
Consideramos o encontro entre escola e família uma das formas mais agradáveis de tratar de preocupações comuns. Cada qual tem sua importante função a desempenhar. Temos então, muito que conversar e trabalhar e por isto acreditamos que juntos teremos mais chances de acertar!
As reuniões são planejadas e organizadas pela equipe escolar e seu sucesso também depende da participação e avaliação dos pais.
Portanto traga suas sugestões, dúvidas e recomendações.
Para garantir essa proximidade, estão previstas no Calendário Escolar no mínimo 4 reuniões ao ano. Caso não possa comparecer, avise e marque um horário que seja melhor para se informar da vida escolar de seu (sua) filho(a) e conversar com seu professor. Teremos prazer em recebê-lo.
Já as Reuniões Pedagógicas são encontros marcados no calendário escolar para reunir toda a equipe escolar e conselho de escola para discutir, planejar e encaminhar ações previstas no Projeto Político Pedagógico da escola. Para a realização dessas reuniões os alunos são dispensados e as famílias são previamente informadas através de bilhetes e/ou calendário mensal emitido pela escola.


9. COMUNICADOS ESCOLARES
A escola utiliza o Mural de Avisos e Bilhetes que são encaminhados através do(a) aluno(a). Para ficar sempre atualizado sobre a vida escolar de seu(sua) filho(a), eventos outras notícias, procure verificar todos os dias a sua agenda ou mochila. Da mesma forma, a família pode utilizar bilhetes para mandar informações para o professor ou para a direção.

10. DADOS PESSOAIS
Todas as vezes que mudar o número do telefone, endereço ou mesmo as pessoas autorizadas a trazer e buscar seu(sua) filho(a) na escola, avise pessoalmente ou através de bilhete. Também informe a escola quando a criança estiver tomando medicamento ou sobre alergias e algum cuidado especial que precisar.
Essas informações ajudarão muito nos casos de emergência.


11. UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR
O uniforme e o material escolar são fornecidos pela Secretaria de Educação. Por isso, ressaltamos a importância de seu uso por todos os alunos. O uso do material é organizado pela equipe escolar, em atendimento ao Projeto Político Pedagógico da unidade, a partir das orientações da Secretaria de Educação.
É importante que a família fique atenta aos cuidados com a vestimenta da criança para que ela se sinta confortável em realizar todas as atividades da rotina escolar. Cada aluno(a) precisa ter seu nome gravado em todas as peças de sua vestimenta e pertences de uso pessoal, para facilitar a identificação e evitar perdas.É necessário evitar o uso de chinelos, sandálias, calçados com salto, para que acidentes não ocorram. O tênis é o calçado mais indicado.

12. TRANSPORTE ESCOLAR
O transporte é contratado pela família. Recomendamos que se verifique as condições gerais do veículo e a habilitação e responsabilidade do condutor (motorista). Todos esses itens são de responsabilidade dos pais ou responsáveis e devem ser exigidos para a contratação do serviço.A escola deverá ser comunicada por escrito caso ocorra contratação ou mudança de transportador.

13. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
As escolas municipais estão subordinadas à Secretaria de Educação - SE, situada à Av. Wallace Simonsen, 222-Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo.
Sempre que houver dúvidas, além do professor, você pode procurar pela equipe de gestão da escola, na pessoa do Diretor/Dirigente, Professor de Apoio à Direção – PAD/ Assistente de direção ou Coordenador Pedagógico.

http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/