Projeto Coletivo

Projeto Coletivo 2011



Em 2011 desenvolvemos o projeto “Respeitando a Diversidade em São Bernardo do Campo”, através do qual focamos diferenças étnicas, culturais, sociais, físicas e as necessidades educacionais especiais, não apenas como uma constatação, mas sim pela riqueza que essas diferenças nos trazem como comunidade e como seres humanos, e de que forma a nossa comunidade escolar se relaciona com essa diversidade. Este projeto propõe uma discussão não só com as crianças, mas também com toda a comunidade escolar sobre a identidade cultural e as várias culturas existentes em nosso município. Tratar sobre este tema se torna muito relevante nos dias de hoje para que possamos respeitar as diferenças (gêneros, físicas, étnicas, econômicas, familiares, necessidades especiais, etc) com sensibilidade e equilíbrio. Esta questão passa pela qualidade das relações sociais que é determinante para que as crianças desenvolvam princípios universais como cooperação, respeito, generosidade, tolerância, entre outros. Construindo uma imagem positiva de si e dos demais. Portanto, mais uma vez, a parceria “crianças, escola e família” faz a diferença!


Projeto Coletivo 2012



O projeto coletivo deste ano para a EMEB Vicente de Carvalho aborda um tema de extrema importância: a sustentabilidade. Por que fizemos esta escolha? Pois além da população da Terra crescer descontroladamente, seu crescimento urbano é desordenado trazendo problemas ambientais em nível global como a alta produção de lixo nas cidades, aumentando a exposição inadequada dos seres humanos e do meio ambiente a produtos tóxicos. Esta questão sobre o crescimento das toneladas diárias de lixo produzidas pelos seres humanos está se tornando emergencial e as soluções precisam sair do campo teórico governamental para serem urgentemente aplicadas com a participação de cada comunidade consciente de sua responsabilidade.

      Tanto a família como a escola tem a responsabilidade hoje de participar da construção destes valores básicos da consciência cidadã da criança, para que ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra. O melhor caminho a trilhar por nossa geração é FAZER DO LAR UM EXEMPLO E DA ESCOLA UM CENTRO DE MUDANÇA DE VALORES, HÁBITOS E ATITUDES através da educação ambiental como conceito transversal aos diálogos familiares e a todas as disciplinas escolares.

      Após alcançarmos a conscientização do problema, nos tornamos responsáveis na hora do consumo, tomar a decisão de reutilizar, reduzir e reciclar o nosso lixo. 
Vamos abraçar essa causa? 





Projeto Coletivo 2013







 Escolhemos este tema porque o BRINCAR é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção,  a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais.

BRINCAR potencia o desenvolvimento da criança, já que assim ela aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser, para além de estimular a curiosidade e a autonomia, o brincar proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Para obtermos sucesso em nossas ações, contamos com a parceria de todas as famílias, respondendo as pesquisas e participando das etapas que serão desenvolvidas.



Projeto Coletivo 2014




Este ano a nossa escola escolheu como tema do nosso projeto coletivo “A origem do povo brasileiro”em virtude do advento da Copa do mundo, onde os olhares se voltarão para nosso país. Vamos abordar as culturas dos povos indígenas e africanos, dos povos europeus dentre eles os portugueses, espanhóis, franceses, italianos e alemães, o povo asiático em que destacamos os japoneses, sírios e libaneses.


Projeto Coletivo 2015


*em construção