Projeto Coletivo 2011
Em 2011 desenvolvemos o
projeto “Respeitando a
Diversidade em
São Bernardo do
Campo”, através do qual focamos diferenças étnicas, culturais, sociais,
físicas e as necessidades educacionais especiais, não apenas como uma
constatação, mas sim pela riqueza que essas diferenças nos trazem como
comunidade e como seres humanos, e de que forma a nossa comunidade escolar se
relaciona com essa diversidade. Este projeto propõe uma discussão não só com as
crianças, mas também com toda a comunidade escolar sobre a identidade cultural
e as várias culturas existentes em nosso município. Tratar sobre este tema se
torna muito relevante nos dias de hoje para que possamos respeitar as
diferenças (gêneros, físicas, étnicas, econômicas, familiares, necessidades
especiais, etc) com sensibilidade e equilíbrio. Esta questão passa pela
qualidade das relações sociais que é determinante para que as crianças
desenvolvam princípios universais como cooperação, respeito, generosidade,
tolerância, entre outros. Construindo uma imagem positiva de si e dos demais.
Portanto, mais uma vez, a parceria “crianças, escola e família” faz a diferença!
Projeto Coletivo 2012
O projeto coletivo deste ano para a EMEB Vicente de Carvalho
aborda um tema de extrema importância: a
sustentabilidade. Por que
fizemos esta escolha? Pois além da população da Terra crescer
descontroladamente, seu crescimento urbano é desordenado trazendo problemas
ambientais em nível global como a alta produção de lixo nas cidades, aumentando
a exposição inadequada dos seres humanos e do meio ambiente a produtos tóxicos.
Esta questão sobre o crescimento das toneladas diárias de lixo produzidas pelos
seres humanos está se tornando emergencial e as soluções precisam sair do campo
teórico governamental para serem urgentemente aplicadas com a participação de
cada comunidade consciente de sua responsabilidade.
Tanto a família como a escola tem a
responsabilidade hoje de participar da construção destes valores básicos da
consciência cidadã da criança, para que ela no futuro tenha hábitos éticos,
sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da
Terra. O melhor caminho a trilhar por nossa geração é FAZER DO LAR UM
EXEMPLO E DA ESCOLA UM CENTRO DE MUDANÇA DE VALORES, HÁBITOS E ATITUDES através
da educação ambiental como conceito transversal aos diálogos familiares e a
todas as disciplinas escolares.
Após alcançarmos a
conscientização do problema, nos tornamos responsáveis na hora do consumo,
tomar a decisão de reutilizar, reduzir e reciclar o nosso lixo.
Vamos abraçar essa causa?
Projeto Coletivo 2013
Escolhemos
este tema porque o BRINCAR é uma condição essencial para o desenvolvimento
da criança. Através do brincar ela pode desenvolver capacidades importantes
como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar as
crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão
inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis
sociais.
O BRINCAR potencia
o desenvolvimento da criança, já que assim ela aprende a conhecer, aprende a
fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser, para além de estimular a
curiosidade e a autonomia, o brincar proporciona o desenvolvimento da
linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Para obtermos sucesso em
nossas ações, contamos com a parceria de todas as famílias, respondendo as
pesquisas e participando das etapas que serão desenvolvidas.
Projeto Coletivo 2014
Este ano a nossa escola escolheu como tema do nosso projeto coletivo “A
origem do povo brasileiro”em virtude do advento da Copa do mundo, onde os
olhares se voltarão para nosso país. Vamos abordar as culturas dos povos
indígenas e africanos, dos povos europeus dentre eles os portugueses,
espanhóis, franceses, italianos e alemães, o povo asiático em que destacamos os
japoneses, sírios e libaneses.
Projeto Coletivo 2015
*em construção