Conselho de Escola e APM

Conselho de Escola

O Conselho de escola é um colegiado (grupo de pessoas) formado por todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, professores, equipe de gestão e demais funcionários.

Através dele, todas as pessoas ligadas à escola podem se fazer representar e compartilhar decisões sobre aspectos administrativos , financeiros e pedagógicos, tornando todos co-responsáveis neste processo.

O Conselho de Escola participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico, ou seja, documento que norteia as ações da escola durante todo o ano, além disso, acompanha a implementação dele e participa do processo de avaliação do mesmo para que a escola tenha cada vez mais um ensino e atendimento de qualidade, desta forma todos acompanham o cotidiano escolar.

É papel do Conselho de Escola pensar em problemas administrativos e estruturais buscando soluções. Com a participação de todos podemos obter mais sucesso.

O Conselho de Escola pode ter um papel fundamental no sentido de ser o elo entre o espaço escolar e a comunidade, contribuindo no planejamento das atividades como Dia da Família, Oficina com Pais, Finalização do Projeto Coletivo da Escola e etc.

O Conselho de Escola é eleito no início do ano através de assembleia e seu mandato vai até o dia 31 de março do ano seguinte.

Quando o Conselho de Escola é participativo, ele pode tomar decisões capazes de mudar a história da escola e da comunidade.

Participação, autonomia, democracia e cidadania exigem aprendizado. O Conselho de Escola pode nos ensinar a construir esses saberes.

Portanto, com a sua participação neste espaço, você estará participando do processo de gestão da própria escola contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de seu filho.

APM

A Associação de Pais e Mestres é um órgão consultivo e colaborador e tem como responsabilidades:

Gerenciar os recursos financeiros que são repassados através do convenio entre a APM e a Prefeitura (repasse escolar) juntamente com o Conselho de Escola;

Auxilia a equipe de gestão para a concretização dos objetivos e metas conforme discussões realizadas dentro do Conselho de Escola e nos espaços formativos com toda a equipe escolar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola;

É responsável também por executar medidas para resolução de problemas administrativos e ou pedagógicos.

As ações da APM devem seguir o Estatuto da Associação de Pais e Mestres e seguem os manuais de orientação e regulamentação de entidades sociais da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

A APM é uma associação composta por pais, professores e equipe de gestão, a eleição também se dá através de assembleia.

É desejo da escola que as famílias participem destes espaços e contribuíam para a construção de uma escola de qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho?: como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez: Editora Paulo Freire, 2002. – (Guia da escola cidadã; v. 8)